Encontro reforça compromisso da Magikk com iniciativas de impacto social e valorização das periferias.
Na última terça-feira, 20 de maio, Taz Alencar — cofundador da Magikk, social tech brasileira que promove inovação com impacto social por meio do karma, moeda digital que recompensa boas ações — realizou uma imersiva visita às iniciativas do Grupo Cultural AfroReggae, reafirmando o compromisso da Magikk com projetos de transformação social.
A primeira parada foi na sede do AfroReggae, na Lapa, onde Taz conheceu o projeto Segunda Chance, voltado à ressocialização de egressos do sistema prisional, e também o AfroReggae Audiovisual, produtora dedicada à criação de filmes e séries que valorizam narrativas periféricas. O encontro evidenciou a sintonia entre a missão da Magikk e as ações do AfroReggae voltadas à inclusão e ao protagonismo social.
No Centro de Cultura Digital Waly Salomão (CCWS), em Vigário Geral, Taz foi calorosamente recepcionado pelas meninas do grupo de balé, que emocionaram com coreografias preparadas ao longo do ano. Em seguida, o grupo de percussão, formado por cerca de 20 crianças, contagiou o ambiente com uma apresentação vibrante, repleta de batidas marcantes.
A visita incluiu ainda uma passagem pelo estúdio da Crespo Music, administrado pela Universal Music e Virgin Music, equipado com tecnologia de ponta como o sistema Dolby Atmos, referência em som imersivo. O espaço representa uma potente ferramenta de inserção de jovens talentos no mercado fonográfico.
Encerrando as atividades no Centro Cultural, Taz conheceu o AfroGames — programa criado em 2019 com foco na inclusão digital de jovens de favelas por meio dos eSports e do desenvolvimento de jogos digitais. A unidade de Vigário Geral foi a primeira do Brasil a funcionar como centro de treinamento de eSports dentro de uma favela.
A visita se completou com a ida ao Centro de Treinamento do AfroGames no Timbau, ampliando o olhar sobre a expansão do projeto e sua consolidação em diferentes territórios. A nova unidade fortalece a conexão dos jovens com o universo da tecnologia, da inovação e da criatividade.
“Acreditamos no poder da arte e da educação como ferramentas de transformação social. Estar aqui e conhecer um projeto tão completo, que acolhe e desenvolve crianças com profundidade e sensibilidade, foi inspirador. Saio motivado a fortalecer parcerias e criar ferramentas que empoderem iniciativas como essa. A conexão com o AfroReggae reafirma a essência da Magikk: dar visibilidade e apoio a líderes sociais que estão transformando realidades”, destacou Taz Alencar.
Em 2022, Taz foi reconhecido pela revista Veja Rio como “Carioca Nota 10”, pelo trabalho inovador à frente da Magikk, que utiliza o karma para estimular boas práticas e promover impacto social positivo.
“Receber o Taz Alencar aqui no AfroReggae, representando a Magikk, foi muito significativo. A presença dele simboliza o compromisso da empresa com causas sociais e com a escuta ativa dos territórios. Acreditamos que, quando plataformas como a Magikk se conectam com a favela, surgem parcerias poderosas, capazes de gerar impacto real e duradouro”, completou Karla Soares, diretora social do Grupo Cultural AfroReggae.